30.6.08

Quando o PM é o marginal.


Da ate pra imaginar o que aconteceu na madrugada do sábado (28) na zona sul do Rio de Janeiro, um policial boçal, "defendendo" um filho de promotora boçal e um jogador de futebol boçal, achando que é dono da justiça, que pode mais que qualquer um, que é autoridade, destrói o destino de um garoto(Daniel Duque), de uma família...

É engraçado e deprimente como os valores da nossa sociedade se invertem a cada dia que passa. Há algumas semanas os PMs pernambucanos foram criticados (principalmente pela imprensa carioca) por tirar da maneira como tiraram o jogador do Botafogo de campo no jogo contra o Náutico. Agora me respondam, a PM do Rio é preparada?!

O jovem que morreu neste sábado no Rio não era traficante, nem seqüestrador, nem ladrão. Talvez merecesse ser preso por desacato ou por estar envolvido na confusão, mas meus amigos, ele foi baleado no peito, sabe qual a chance de um tiro acidental acertar o peito?. Bom, será que podemos esperar de um PM carioca que da um tiro no peito de um jovem de 18 por nada que ele socorra este mesmo jovem? Acho que não né? É, mas ta na lei, omissão de socorro também é crime, alem de ser desumano ver alguém se esvaindo em sangue, ter o dever de ajudar e nada fazer.

A única diferença entre os dois casos é que os pernambucanos não olharam para as diferenças entre os envolvidos, já os cariocas souberam ponderar quem era mais "importante", entenderam? Eu explico:

Os PMs pernambucanos não quiseram saber se era jogador, dirigente, presidente, apenas agiram. Prenderam um deliquente-jogador que fez gestos obscenos, desacatou uma policial, tentou atingir outras pessoas com uma garrafa e ainda resistiu à prisão com empurrões e cotoveladas.

O PM carioca defendeu o filho da promotora, como se esse fosse a única atribuição dele, como se esse garoto fosse mais importante que qualquer outra pessoa da sociedade. E tem mais pelo que me consta o filhinho da promotora não foi ameaçado por uma arma, foi? Então por que a autoridade sacou a dele? Pra manter a ordem? Será que um PM de sei lá quantos anos de carreira não sabe se impor para garotos de 18 anos sem usar uma arma? Será que os PMs cariocas são tão despreparados assim? E o grande desfecho, ao ver o garoto que já tinha sido espancado e alvejado por um tiro o PM preferiu continuar "protegendo" o filho da promotora em seu confortável carro de luxo à ajudar o garoto Daniel Duque.

O que mais me questiono, por que os PMs do Rio não são machos da mesma forma com traficantes, bicheiros, seqüestradores...

É uma eterna dúvida.

Isso e Ponto envergonhado...

Um comentário:

In.Verso.Livre disse...

G-E-N-I-A-L !